-A A +A
São Mateus - ES

LABORATÓRIOS

Para efetivação dos conhecimentos teóricos o curso utiliza os seguintes laboratórios de aplicação básica:

  • Informática;
  • Química Geral;
  • Física;
  • Fenômenos dos Transportes;
  • Reatores Químicos;
  • Termodinâmica e Controle Ambiental.

Além desses, tem-se ainda os laboratórios específicos da Engenharia de Produção, conforme descritos abaixo:

1) Laboratório de Engenharia do Trabalho: Laboratório de práticas relacionadas com a análise e adequação ergonômica do trabalho; projeto do trabalho; conforto ambiental; estudo de métodos e tempos; projeto de fabrica e segurança do trabalho principalmente relacionada com a utilização de equipamentos de leitura e de proteção individual e coletiva. As áreas/disciplinas relacionadas são: Ergonomia; Segurança do trabalho; Engenharia de métodos; e Projeto de fábrica.

2) Laboratório de Instalações Industriais e Automação: Laboratório de práticas relacionadas com instrumentação e controle (monitoramento dos processos: pressão, temperatura e vazão) e a operação e gestão de equipamentos automatizados (robótica, fabricação e montagem; transporte, manipulação e armazenagem); gestão e monitoramento de processos industriais e projeto de fábrica. As áreas/disciplinas relacionadas são: Automação industrial; Processos industriais; Sistemas de produção; Projeto de fábrica; e Instrumentação e controle. (monitoramento dos processos).

3) Laboratório de Gestão da Produção: Laboratório de práticas relacionadas com a gestão / otimização de sistemas de produção para a qualidade e produtividade através de uso de ferramentas computacionais de modelagem, simulação e cálculo. As áreas/disciplinas relacionadas são: Gestão de produção; Estratégia e organização; Gestão da Qualidade e Controle Estatístico de Processos; Gestão Econômica da produção; Pesquisa Operacional e Logística.

4) Laboratório de Engenharia do Produto: Laboratório de práticas relacionadas com a utilização de metodologias para o desenvolvimento de produtos que incluam geração do conceito, geração de alternativas, projetos estruturais e detalhados, bem como a elaboração de protótipos e/ou maquetes. Também serão utilizadas algumas ferramentas e técnicas para testes de adequação. As áreas/disciplinas relacionadas são: Engenharia de produto; Inovação tecnológica; e Desenho auxiliado por computador CAD/Desenho Técnico.

5) Laboratório de Engenharia da Qualidade: Laboratório de práticas relacionadas ao uso de metodologias para análise metrológica com foco em calibração, aferição e avaliação de falhas potenciais de um produto ou processo e os efeitos destas falhas visando a condução de ações corretivas e preventivas e identificação das causas com foco em melhoria contínua. Oportunizar aos alunos um aprendizado diferenciado pela pesquisa e solução de problemas reais, bem como, pela implementação de métodos e técnicas próprias da qualidade. As áreas/disciplinas relacionadas são: Gestão da Qualidade Total, Diagnóstico de Processos  Produtivos I e Engenharia da Qualidade.

6) Laboratório de Pesquisa Operacional, Logística e Transportes (POLT): Laboratório de práticas relacionadas ao desenvolvimento estudos que apliquem a pesquisa operacional a problemas de logística como, por exemplo, problemas de localização, planejamento de transporte, sistema viário, entre outros.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900