-A A +A
São Mateus - ES

Histórico e Princípios Norteadores

    • Histórico

    A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi fundada em 05 de maio de 1954 e tornou-se uma instituição federal de ensino por meio da Lei Nº. 3.868 de 30 de janeiro de 1961. Em 1975, situada em Alegre no sul do Estado, a Escola Superior de Agronomia do Espírito Santo (ESAES) tornou-se uma unidade da Universidade Federal determinado pelo Decreto Estadual 752-N de 04 de dezembro de 1975 sendo denominado nesta ocasião de Centro Agropecuário. A partir de 2001, passou a ser denominado de Centro de Ciências Agrárias (CCA).

    O Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização Presencial da UFES foi elaborado para atender o Programa de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação, sendo aprovado na Sessão Extraordinária do Conselho Universitário (CUn) ocorrida no dia 08 de novembro de 2005. Esse ato do CUn foi oficializado pela Resolução Nº. 43/2005. A estratégia do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização Presencial da UFES foi à elaboração de dois projetos. O primeiro envolvia a criação de um novo Centro Universitário no Norte Capixaba (São Mateus), sendo o segundo projeto destinado à ampliação do número de vagas e cursos existentes no CCA em Alegre.

    O CEUNES foi criado com objetivo de elaborar uma base permanente de ensino público superior no interior do Estado. O intuito é corrigir o desequilíbrio causado pela centralização do ensino público superior nos campi de Goiabeiras e Maruípe, ambos localizados na capital.  Ressalta-se que a região Sul conta com uma unidade de ensino superior desde 1969, o Centro de Ciências Agrárias.

    O CEUNES contempla: nove cursos de bacharelados iniciados em 2006; quatro cursos de licenciatura iniciados em 2010 e o curso de Ciência da Computação iniciado em 2011 no Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e ainda, três cursos de pós-graduação em nível de mestrado.

    O Curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Espírito Santo em seu campus de São Mateus foi criado a partir da Resolução do Conselho Universitário 44/2005. Os egressos desse curso receberão o título de Engenheiro de Produção, conforme atestará a colação de grau e procedimentos específicos para expedição de diploma. O curso foi reconhecido conforme Portaria no12 de 02 de Março de 2012 (DOU seção 1 página 53/54).

     

     

    •  Princípios Norteadores

     

     

    O curso de Engenharia de Produção do campus São Mateus está alicerçado sobre:

    - a Resolução no. 11 de 11 de março de 2002 do Conselho Nacional de Educação que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia,

    - Resolução CONFEA no. 235 de 09 de outubro de 1975 que discrimina as atividades profissionais do Engenheiro de Produção;

    - Resolução CONFEA no. 218 de 29 de junho de 1973 que descrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia;

    - Resolução CONFEA no. 288 de 07 de dezembro de 1983 que designa o título e fixa as atribuições das novas habilitações em Engenharia de Produção e Engenharia Industrial;

    - as recomendações de diretrizes curriculares para a Engenharia de Produção da Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO (versão 2008) que definiram os conteúdos abordados, a carga horária do curso e das disciplinas, assim como, a estrutura global e atividades complementares do curso.

    - Orientações para a organização do Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação aprovado pela Câmara de Graduação na sua 6ª Reunião Ordinária realizada em 10 de junho de 2003.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900