-A A +A
São Mateus - ES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

É de grande importância para a formação do engenheiro a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Esta deve ocorrer não só dentro das salas de aula, nos planos de cursos a serem desenvolvidos, mas também em atividades extra-classe, onde a prática, a investigação e a descoberta devem fazer parte do universo do estudante, contribuindo para sua formação.

Assim sendo, deseja-se fornecer ao discente a oportunidade de diversificar e enriquecer sua formação por meio da sua participação em tipos variados de eventos. Por este motivo as atividades complementares estão previstas no projeto pedagógico do curso de Engenharia de Produção e lhe são atribuídas créditos à carga horária cumprida pelo aluno nas suas realizações. Além disso, devem constar no histórico escolar e serem realizadas fora dos programas das disciplinas previstas na matriz curricular do curso.


COMO SOLICITAR A INCLUSÃO DA CARGA HORÁRIA E DOS CRÉDITOS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO HISTÓRICO:

Munido dos certificados ou declarações, o aluno pode proceder com o cadastramento de atividades complementares de duas formas. São elas:

>> Via SUGRAD

O aluno deverá comparecer à SUGRAD munido de um documento de identificação oficial com foto e do formulário próprio do Programa de Atividades Complementares devidamente preenchido (disponível em Formulários - Nº 3).

Toda a documentação deverá ser disposta na seguinte ordem: formulário (com quatro atividades ou menos) seguido dos certificados ou declarações das respectivas atividades e assim por diante (manter essa ordenação: formulário – certificados/ formulário – certificados).

Após encadernar, o aluno protocola as atividades na SUGRAD e as mesmas serão avaliadas pelo coordenador responsável. Após isso, a SUGRAD lançará as mesmas no histórico do aluno (este deverá conferir a carga horária considerada após a avaliação no portal do aluno). Se o mínimo não for atingido, o discente deverá protocolar novas atividades realizadas.

>> Via PORTAL DO ALUNO

O Portal do Aluno permite o cadastramento de atividades complementares. O aluno lança as atividades diretamente no portal e assim protocola o seu pedido na SUGRAD com as cópias dos certificados e declarações (sem a necessidade de preencher o formulário impresso) para ser analisado pelo coordenador responsável. Consulte o Tutorial de Atividades Complementares via Portal do Aluno em anexo para cadastrar as atividades corretamente.

 

Profª. Katia Maria Moraes Eiras (katia.eiras [at] ufes.br)  - Ramal: 1710
Área: Instalações Industriais e Automação
Currículo Lattes

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900